O professor cristão é a pessoa escolhida por Deus para fazer um trabalho de prevenção de vidas. Ele está entre a palavra de Deus que é viva e eficaz, que transforma vidas e a criança, cuja fase é de formação. O valor que a criança dará à Bíblia dependerá muito do professor.
Dever ser um pessoa:
1. Transformada:
I. Alguém com experiência de salvação e certeza da mesma, baseada na palavra de Deus.
II. Procura desenvolver a vida cristã, tendo como alvo "a estatura de Cristo". (IICo. 3:18; Rm. 8:29)
2. Treinada:
Sendo o ensino bíblico diretriz para a vida da criança, a pessoa responsável por seu direcionamento precisa estar preparada se reciclando sempre.
3. Escolhida:
Tem a missão de um embaixador (IICo. 5:20), e as seguintes qualificações:
I. Cidadão do seu país: tem a autoridade do rei;
II. Escolhido pelo rei;
III. Constante contato com o rei;
IV. Está em posição estratégica, deve andar prudentemente (Ef. 5:12)
b) PERFIL DO PROFESSOR CRISTÃO
Para que o professor cristão tenha influência marcante e positiva sobre seus alunos, precisa espelhar-se no maior professor de todos os tempos - Senhor Jesus comumente chamando de Mestre.
1.Jesus reconhecia sua responsabilidade como Mestre e tinha prazer nela. O professor deve certificar-se que foi chamado por Deus, e realizar o trabalho com responsabilidade (Jr. 48:10) e com prazer.
2. Jesus conhecia e compreendia as pessoas. Amava-as de verdade.
3. O professor deve procurar conhecer e compreender seus alunos, tratando-os com amor verdadeiro, sendo amigo sem acepção.
4. Jesus ensinava com autoridade e mantinha-se dentro de um elevado padrão ético e moral. O professor ganha autoridade quando leva uma vida digna. O que fala deve coincidir com suas ações, servindo assim de exemplo para seus alunos.
5. Jesus era um professor cheio de força e criatividade, usava muitos métodos de ensino. O professor precisa reconhecer a importância do seu trabalho, buscar meios de melhorá-lo, torná-lo mais criativo e interessante.
6. Jesus conhecia bem o tema do seu ensino, o qual podia ser analisado e posto em prática. O professor deve separar tempo e depender do Espírito Santo no preparo de sua aula, para que seus ensinos sejam práticos para a vida e de seus alunos.
7. Jesus era Mestre na comunicação. Usava linguagem comum e acessível a todos. Sabia cativar e manter a atenção, certificava se haviam assimilado o ensino, utilizando perguntas e repetia trechos difíceis. O professor precisa usar linguagem a acessível à seus alunos, e não dispensar esforços para cativar e prender a atenção, para que haja real aprendizado.
8. Jesus freqüentemente separava-se das multidões e gastava tempo com seu Pai. O professor precisa cultivar uma vida de oração para que seja bem sucedido no que faz. O próprio Senhor Jesus afirma: “Sem mim nada podeis fazer.” (Jo. 15:5).
0 comentários:
Postar um comentário